Discorra usando o artigo enviado no grupo de maneira sintética a respeito da ESTRUTURA DA PSIQUE.
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Rosane Duraes
31 de Mar de 2020
Encaminho minhas considerações sobre o tema proposto.
Conforme o artigo citado, na Psicologia Analítica A Psique é o "todo" do sujeito, composto por todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos tanto os conscientes, quanto os inconscientes.
Em relação à esfera consciente, Jung propõe que a consciência é orientada por 4 funções básicas (pensamentos, sentimentos, sensação e intuição) e pelas atitudes de introversão e extroversão. A forma como essas funções e as atitudes são "utilizadas" por cada indivíduo em sua interação com o mundo, cria uma estrutura de personalidade distinta para cada sujeito.
Para Jung, o inconsciente na Psique se manifesta por símbolos (entendendo como símbolo toda expressão psicológica que declara ou significa algo mais ou diferente dela própria e que escapa ao nosso conhecimento). Nesse contexto, a instância que filtra ou intermedia as manifestações do inconsciente é o Ego, que constitui com o Self, o eixo ego-self. A teoria analítica pressupõe que é neste eixo (ego - self) que o indivíduo participa da função transcendente, ou seja, neste eixo, o indivíduo apresenta a possibilidade de unir os conteúdos conscientes e inconscientes.
Jung também aponta que o inconsciente apresenta duas instâncias psíquicas: o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo. O inconsciente pessoal refere-se ao material que é recalcado e aos componentes psíquicos subliminais não conscientes, inclusive percepções provenientes dos sentidos. O inconsciente coletivo refere-se a fenômenos psicológicos que não podem ser esclarecidos apenas com a experiência pessoal e envolve os conceitos de arquétipo e complexos. "...é, em síntese, um reservatório de predisposição à formação de imagens latentes - imagens primordiais - que dizem respeito ao nível mais arcaico da psique e se originam na história e no devir da experiência humana". Jung considera alguns arquétipos como indispensáveis à formação da personalidade humana, tais como: a persona, o anima, o animus, a sombra e o self.
Enfim, a estrutura da psique inclui as esferas conscientes e inconscientes do sujeito como um todo. A consciência atua com base nas funções do pensamento, sentimento, sensação e intuição; e nas atitudes de introversão ou extroversão. O inconsciente apresenta conteúdos pessoais e coletivos; e trabalha com a elaboração e influência dos arquétipos e complexos. O consciente pode ser entendido como o Ego do sujeito. O inconsciente apresenta os arquétipos como a persona, a anima, o animus, a sombra e o self.
Na Psicologia Analítica Junguiana a concepção de psique é a ideia principal, ela é essencialmente simbólica, reúne todos os aspectos da personalidade, os sentimentos, pensamentos e comportamentos, tanto conscientes como inconscientes; sua função consiste em harmonizar e regular internamente o indivíduo, orientando-o para o convívio social, além do que ela tem uma função teleológica, ou seja, ela sempre possui um objetivo e direciona o indivíduo para a realização de um propósito relacionado à essência de cada um.
Segundo Jung o ego está relacionado à vontade é a percepção geral do próprio corpo e da própria existência. O inconsciente contém memórias perdidas, ideias dolorosas reprimidas, percepções que não são suficientemente fortes a ponto de atingir a consciência e conteúdos que ainda não estão maduros para a consciência. A ideia do inconsciente coletivo ele vê como uma camada mais profunda contém elementos herdados, ou seja, os instintos e os arquétipos. Eles são uma forma de pensamento universal (ideia) aliada a fortes emoções. São as tendências estruturais invisíveis dos símbolos. Os arquétipos criam imagens ou visões que correspondem a alguns aspectos da situação consciente. Jung deduz que os arquétipos, se originam de uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações.
Para Jung os principais arquétipos são:
Persona: esta relacionada aos diversos papéis que o ser humano desempenha, sendo como uma mascara algo que se diz do individuo no papel de conformidade, não revelando talvez seu sentimento real.
Sombra: São conteúdos reprimidos e esta relacionada ao bem e ao mal que existe dentro de todo ser humano.
Anima/ Animus: esta relacionada ao sexo oposto, a parte feminina que existe em cada home e vice-versa, são também considerados excelentes mediadores entre o consciente e o inconsciente, ajudando na capacidade de reflexão e autoconhecimento.
Self: é o conceito de si mesmo, esse é o arquétipo central da ordem, da totalidade do homem. É o centro regulador da psique.
Para Jung a individualização é a busca da plenitude que a psique humana, invariavelmente, compromete-se, na jornada para se tornar consciente de si própria ou como um ser humano único, mas único somente no mesmo sentido que todos nós somos.
Jung designou o termo complexo a um conjunto de representações mentais mantidas juntas por emoção. Os complexos se organizam a partir de experiências emocionais significativas do indivíduo.
Para Jung os instintos são forças motivadoras do processo psíquico movidos por uma necessidade interior, que se repetem tanto nos comportamentos de uma pessoa como de um grupo de pessoas. Para o instinto Jung classificou cinco principais tipos
O de autoconservação que é um instinto primitivo relacionado a um estado físico, representado por exemplo, pela fome; A sexualidade – ligada a energia psíquica do ser humano; A atividade que mostra estar ligada a uma palavra atual RESILIENCIA; capacidade de mudança, lutas dependendo da necessidade; A reflexão que está ligada a uma busca religiosa por conta da necessidade do individuo de refugiar-se em si mesmo e da busca por respostas; E a criatividade que no meu entender está ligada a atividade, que é a capacidade do ser humano de se reinventar, podendo apresentar um caráter construtivo ou destrutivo.
Para Jung corpo e mente são complementos um do outro, são consideradas como unidade integrada ou como dualidade interacional.
Partindo de questões associadas a psicanálise e a psicologia analítica, está o inconsciente com base para caminhar nas possibilidades analíticas.
A Terapia junguiana tem suas questões associadas ao Complexo, o instinto psiquificado e o arquétipo psicóide. Eles são essenciais na prática clínica.
Para psicologia analítica o conceito de psique está norteado em questões abrangentes de pensamentos, sentimentos e comportamentos (inconscientes ou conscientes) sendo esta ,a idéia de Jung quando narra o conceito da totalidade" uma pessoa é um todo e não apenas uma reunião de partes".
A consciência( orientação) nos tópicos de Jung e suas funções ideias, trata-se de :pensamento ,sentimento, sensação e intuição. Junto a ela, a atitude introvertida e extrovertida. Jung retrata questão da energia nessas funções dizendo que "nenhuma energia é produzida onde não houver tensão entre os contrários ".
Jung nos relatou à cerca do Ego ,onde diz ser o responsável pelo sentimento, identidade,coerência.
As questões inconscientes, intermediadas pelo ego, propicia a formação dos símbolos ,forte influenciador da compreensão da psique humana.
Jung diz que os símbolos só mantém-nos vivos, quando representa a melhor expressão de algo repleto de significados .
O self ,como organização e o eixo ego self, onde norteia toda a questão da função transcendente.
O inconsciente pessoal é onde encontra-se conflitos, moralidades, situações dolorosas e informações necessárias para cada sujeito.
Jung afirma que os processos psíquicos nem sempre são isolados, mas ocorrem na relação com o luto com outro( constelação).
O complexo, possui energia própria e atua no controle da conduta ,sentimentos e pensamentos.
Freud considera os sonhos como ponto Central para o inconsciente . Já Jung, confere aos complexos o poder de traçar este caminho .
Os efeitos negativos dos complexos ,caracterizados as funções de básicas ,colocados por Jung( sentimento, pensamento ,intuição e sensação )são a ponte para os sintomas neuróticos, psicóticos e psicossomáticos em funções associadas ao inconsciente.
Jung também referencia o inconsciente coletivo, como algo mais profundo do inconsciente .Funções da psique que não podem ser esclarecidas somente pela experiência pessoal do sujeito. O inconsciente coletivo, é uma síntese, um reservatório de predisposição a formação das questões latentes, originado da psique e da experiência humana. Alguns arquétipos são primordiais na formação da personalidade do sujeito:persona,anima e animus. a sombra e o self.A persona, a máscara, vida social. A anima e animus, representantes da psique feminina e masculina (relações, auto conhecimento). A sombra (bem e mal do ser humano). O self, o Eu.
O termo instinto , Jung relata ser um fenômeno psíquico, uma assimilação do estímulo a uma estrutura psíquica complexa. Assim também, fala da sexualidade como energia fundamental à continuidade da espécie humana ( caráter psíquico, fisiológico ).
A questão da psicóide expressa a conexão desconhecida e superficial entre o soma e a psique.
Desde então a psicologia analítica nos traz abrangentes reflexões à cerca da relação psique e soma, da construção da identidade e personalidade do sujeito, considerando assim, todos os preceitos apresentados por Jung como por exemplo a totalidade e a questão
transcendente.
Tanto Freud quanto Jung mudaram a compreensão a respeito da mente humana _ Freud através da Psicanálise, que
ele mesmo disse ser a cura através do amor; e Jung como seu discípulo, no início da sua prática , e mais tarde com a criação das suas teorias, do seu trabalho e pesquisas que deram origem a Psicologia analítica.
A visão distorcida ou até mesmo relegada a segundo plano da psique, despertou nesses dois estudiosos e pesquisadores o desejo de ir além. Foi assim que se afastaram de métodos convencionais, nos quais havia uma dissociação entre corpo e mente, e trouxeram uma gama de conhecimentos, que mudou a maneira de ver e compreender o sofrimento humano, bem como o próprio indivíduo e sua relação com a natureza, com o objeto, com o outro e consigo mesmo.
A Psicologia analítica, afirma que o conceito de psique abrange todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto conscientes como
A Psicologia analítica, afirma que o conceito de psique abrange todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto conscientes como
inconscientes.
E acrescenta ainda que a psique é composta por vários sistemas e níveis interatuantes. Um desses níveis é a consciência; a parte em que estão os conteúdos acessíveis, que são conhecidos.
Fala sobre as quatro funções básicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição, que orientam a consciência.
Traz ainda os conceitos de
atitude introvertida ou extrovertida; a ideia dos opostos; os complexos; o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo.
Para Jung (1948), a psique e a matéria estão encerradas em um
só e mesmo mundo e, além disso, se acham permanentemente
em contato entre si e, em última análise, se assentam em
fatores transcendentes e irrepresentáveis, a matéria e a psique,
que sejam dois aspectos diferentes de uma só e mesma coisa.
A Psique é composta por vários sistemas, níveis interatuantes. A consciência, um dos níveis, é a única parte que se conhece por sua expressão direita. A consciência é orientada por quatro funções básicas: pensamento, sentimento, sensação é intuição, junto a atitude introvertida ou extrovertida, conceitos relacionados ao movimento da energia psiquica que possibilita o modo de orientação psicológica.
Será a combinação de proporções na utilização das funções que fará com que a personalidade básica se diferencie de uma pessoa para outra.
Para Jung o ego é o organizador da esfera consciente da Psique e é o responsável pelo sentimento de identidade, continuidade e cde coerência.
O self arquétipo central que contempla a ordem, a organização e a unificação, assim co o caos, o informe e o virtual - constituí com o ego o eixo ego- self, por onde paticipa da função transcendente. Este significa via de regra, a possibilidade de unir os conteúdos inconscientes e
conscientes. O self é referido a totalidade da Psique.
O inconsciente pessoal é a instância psiquica para onde são enviadas as experiências não cambiveis ao ego.
Jung parece trazer a ideia de um corpo-psique através da compreensão de que os processos considerados vitais, os fisiológicos e os psíquicos fazem parte de uma mesma configuração em suas complexidades operacionais. Assim, elucidando o conceito de complexo é importante ressaltar que esse possui energia própria e pode atuar no controle o conduta, sentimentos, pensamentos do sujeito. Na medida em que os complexos agem inconscientemente, o sujeito tende a ser 'levado por eles'.
Jung une a teoria dos complexos com a teoria dos arquétipos e do inconsciente coletivo. Assim, os complexos são sempre vinculados aos arquétipos. Os complexos possuem conexões com os arquétipos criando uma ponte entre as vivências individuais e grandes experiências da humanidade. É a relação entre o inconsciente pessoal e inconsciente coletivo. Ele concebe o inconsciente coletivo como um nível mais profundo do inconsciente.
Um dos objetivos do tratamento analítico é auxiliar o sujeito a lidar com os seus complexos e propiciar condições para que possa elaborar a autoconsciência e o desenvolvimento de suas potencialidades no intuito de realizar a individuação ao longo de sua vida.
A concepção de psique é a ideia principal de Jung, ela é essencialmente simbólica, reúne todos os aspectos da personalidade, os sentimentos, pensamentos e comportamentos, tanto conscientes como inconscientes; sua função consiste em harmonizar e regular internamente o indivíduo, orientando-o para o convívio social, além do que ela tem uma função teleológica, ou seja, ela sempre possui um objetivo e direciona o indivíduo para a realização de um propósito relacionado à essência de cada um. Ela esta dividida em duas instâncias: consciente e inconsciente, dentro do consciente fica o ego e os conteúdos psíquicos percepções conscientes, recordações, pensamentos e sentimentos que são reconhecidos.
O ego está relacionado à vontade é a percepção geral do próprio corpo e da própria existência. O inconsciente este dividido em dois: o pessoal onde contém memórias perdidas, ideias dolorosas reprimidas, percepções que não são suficientemente fortes a ponto de atingir a consciência e conteúdos que ainda não estão maduros para a consciência. E o coletivo que é uma camada mais profunda contém elementos herdados, ou seja, os instintos e os arquétipos. Eles são uma forma de pensamento universal (ideia) aliada a fortes emoções. São as tendências estruturais invisíveis dos símbolos.
Os arquétipos criam imagens ou visões que correspondem a alguns aspectos da situação consciente. Jung deduz que as "imagens primordiais", outro nome para arquétipos, se originam de uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações. Os principais arquétipos são:
Persona: esta relacionada aos diversos papeis que o ser humano desempenha.
Sombra: São conteúdos reprimidos e esta relacionada a tudo de sombrio que existe no ser humano.
Anima/ Animus: esta relacionada ao sexo oposto, a parte feminina que existe em cada home e vice-versa.
Self: é o conceito de si mesmo, esse é o arquétipo central da ordem, da totalidade do homem. É o centro regulador da psique.
Grande mãe: após superar o animus a mulher pode a vim desenvolver o arquétipo da grande mãe onde o indivíduo passa a se endeusar e acredita que é influente cheia de algo oculto e fascinante.
Velho sábio: os mesmo que ocorre na grande mãe acontece aqui o homem após superar o anima passa a acreditar que e um ser superior, possuidor da máxima experiência.
Esses arquétipos podem ser representados em sonhos.
Ainda dentro do estudo da psique podemos ver a importância que Jung dava a simbologia, ao mostrar que o pensamento simbólico é uma dádiva que rodeia toda a vida humana, desde a antiguidade, o modo como o homem compreende a si mesmo e ao mundo,. Dentro desse contexto, é inegável toda a relevância dada ao símbolo, enquanto fruto da psique, e cuja fonte principal é o próprio sonho.
Os sonhos são manifestações do inconsciente e conectam os processos inconscientes à consciência por meio de símbolos, a forma como o inconsciente se revela, trazendo informações para a consciência. Os sonhos têm duas funções principais a compensatória e a prospectiva.
Encaminho minhas considerações sobre o tema proposto.
Conforme o artigo citado, na Psicologia Analítica A Psique é o "todo" do sujeito, composto por todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos tanto os conscientes, quanto os inconscientes.
Em relação à esfera consciente, Jung propõe que a consciência é orientada por 4 funções básicas (pensamentos, sentimentos, sensação e intuição) e pelas atitudes de introversão e extroversão. A forma como essas funções e as atitudes são "utilizadas" por cada indivíduo em sua interação com o mundo, cria uma estrutura de personalidade distinta para cada sujeito.
Para Jung, o inconsciente na Psique se manifesta por símbolos (entendendo como símbolo toda expressão psicológica que declara ou significa algo mais ou diferente dela própria e que escapa ao nosso conhecimento). Nesse contexto, a instância que filtra ou intermedia as manifestações do inconsciente é o Ego, que constitui com o Self, o eixo ego-self. A teoria analítica pressupõe que é neste eixo (ego - self) que o indivíduo participa da função transcendente, ou seja, neste eixo, o indivíduo apresenta a possibilidade de unir os conteúdos conscientes e inconscientes.
Jung também aponta que o inconsciente apresenta duas instâncias psíquicas: o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo. O inconsciente pessoal refere-se ao material que é recalcado e aos componentes psíquicos subliminais não conscientes, inclusive percepções provenientes dos sentidos. O inconsciente coletivo refere-se a fenômenos psicológicos que não podem ser esclarecidos apenas com a experiência pessoal e envolve os conceitos de arquétipo e complexos. "...é, em síntese, um reservatório de predisposição à formação de imagens latentes - imagens primordiais - que dizem respeito ao nível mais arcaico da psique e se originam na história e no devir da experiência humana". Jung considera alguns arquétipos como indispensáveis à formação da personalidade humana, tais como: a persona, o anima, o animus, a sombra e o self.
Enfim, a estrutura da psique inclui as esferas conscientes e inconscientes do sujeito como um todo. A consciência atua com base nas funções do pensamento, sentimento, sensação e intuição; e nas atitudes de introversão ou extroversão. O inconsciente apresenta conteúdos pessoais e coletivos; e trabalha com a elaboração e influência dos arquétipos e complexos. O consciente pode ser entendido como o Ego do sujeito. O inconsciente apresenta os arquétipos como a persona, a anima, o animus, a sombra e o self.
Encaminhando minhas considerações sobre o artigo
Na Psicologia Analítica Junguiana a concepção de psique é a ideia principal, ela é essencialmente simbólica, reúne todos os aspectos da personalidade, os sentimentos, pensamentos e comportamentos, tanto conscientes como inconscientes; sua função consiste em harmonizar e regular internamente o indivíduo, orientando-o para o convívio social, além do que ela tem uma função teleológica, ou seja, ela sempre possui um objetivo e direciona o indivíduo para a realização de um propósito relacionado à essência de cada um.
Segundo Jung o ego está relacionado à vontade é a percepção geral do próprio corpo e da própria existência. O inconsciente contém memórias perdidas, ideias dolorosas reprimidas, percepções que não são suficientemente fortes a ponto de atingir a consciência e conteúdos que ainda não estão maduros para a consciência. A ideia do inconsciente coletivo ele vê como uma camada mais profunda contém elementos herdados, ou seja, os instintos e os arquétipos. Eles são uma forma de pensamento universal (ideia) aliada a fortes emoções. São as tendências estruturais invisíveis dos símbolos. Os arquétipos criam imagens ou visões que correspondem a alguns aspectos da situação consciente. Jung deduz que os arquétipos, se originam de uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações.
Para Jung os principais arquétipos são:
Persona: esta relacionada aos diversos papéis que o ser humano desempenha, sendo como uma mascara algo que se diz do individuo no papel de conformidade, não revelando talvez seu sentimento real.
Sombra: São conteúdos reprimidos e esta relacionada ao bem e ao mal que existe dentro de todo ser humano.
Anima/ Animus: esta relacionada ao sexo oposto, a parte feminina que existe em cada home e vice-versa, são também considerados excelentes mediadores entre o consciente e o inconsciente, ajudando na capacidade de reflexão e autoconhecimento.
Self: é o conceito de si mesmo, esse é o arquétipo central da ordem, da totalidade do homem. É o centro regulador da psique.
Para Jung a individualização é a busca da plenitude que a psique humana, invariavelmente, compromete-se, na jornada para se tornar consciente de si própria ou como um ser humano único, mas único somente no mesmo sentido que todos nós somos.
Jung designou o termo complexo a um conjunto de representações mentais mantidas juntas por emoção. Os complexos se organizam a partir de experiências emocionais significativas do indivíduo.
Para Jung os instintos são forças motivadoras do processo psíquico movidos por uma necessidade interior, que se repetem tanto nos comportamentos de uma pessoa como de um grupo de pessoas. Para o instinto Jung classificou cinco principais tipos
O de autoconservação que é um instinto primitivo relacionado a um estado físico, representado por exemplo, pela fome; A sexualidade – ligada a energia psíquica do ser humano; A atividade que mostra estar ligada a uma palavra atual RESILIENCIA; capacidade de mudança, lutas dependendo da necessidade; A reflexão que está ligada a uma busca religiosa por conta da necessidade do individuo de refugiar-se em si mesmo e da busca por respostas; E a criatividade que no meu entender está ligada a atividade, que é a capacidade do ser humano de se reinventar, podendo apresentar um caráter construtivo ou destrutivo.
Para Jung corpo e mente são complementos um do outro, são consideradas como unidade integrada ou como dualidade interacional.
Adriana Da Costa Rosa
Partindo de questões associadas a psicanálise e a psicologia analítica, está o inconsciente com base para caminhar nas possibilidades analíticas. A Terapia junguiana tem suas questões associadas ao Complexo, o instinto psiquificado e o arquétipo psicóide. Eles são essenciais na prática clínica. Para psicologia analítica o conceito de psique está norteado em questões abrangentes de pensamentos, sentimentos e comportamentos (inconscientes ou conscientes) sendo esta ,a idéia de Jung quando narra o conceito da totalidade" uma pessoa é um todo e não apenas uma reunião de partes". A consciência( orientação) nos tópicos de Jung e suas funções ideias, trata-se de :pensamento ,sentimento, sensação e intuição. Junto a ela, a atitude introvertida e extrovertida. Jung retrata questão da energia nessas funções dizendo que "nenhuma energia é produzida onde não houver tensão entre os contrários ". Jung nos relatou à cerca do Ego ,onde diz ser o responsável pelo sentimento, identidade,coerência. As questões inconscientes, intermediadas pelo ego, propicia a formação dos símbolos ,forte influenciador da compreensão da psique humana. Jung diz que os símbolos só mantém-nos vivos, quando representa a melhor expressão de algo repleto de significados . O self ,como organização e o eixo ego self, onde norteia toda a questão da função transcendente. O inconsciente pessoal é onde encontra-se conflitos, moralidades, situações dolorosas e informações necessárias para cada sujeito. Jung afirma que os processos psíquicos nem sempre são isolados, mas ocorrem na relação com o luto com outro( constelação). O complexo, possui energia própria e atua no controle da conduta ,sentimentos e pensamentos. Freud considera os sonhos como ponto Central para o inconsciente . Já Jung, confere aos complexos o poder de traçar este caminho . Os efeitos negativos dos complexos ,caracterizados as funções de básicas ,colocados por Jung( sentimento, pensamento ,intuição e sensação )são a ponte para os sintomas neuróticos, psicóticos e psicossomáticos em funções associadas ao inconsciente. Jung também referencia o inconsciente coletivo, como algo mais profundo do inconsciente .Funções da psique que não podem ser esclarecidas somente pela experiência pessoal do sujeito. O inconsciente coletivo, é uma síntese, um reservatório de predisposição a formação das questões latentes, originado da psique e da experiência humana. Alguns arquétipos são primordiais na formação da personalidade do sujeito:persona,anima e animus. a sombra e o self.A persona, a máscara, vida social. A anima e animus, representantes da psique feminina e masculina (relações, auto conhecimento). A sombra (bem e mal do ser humano). O self, o Eu. O termo instinto , Jung relata ser um fenômeno psíquico, uma assimilação do estímulo a uma estrutura psíquica complexa. Assim também, fala da sexualidade como energia fundamental à continuidade da espécie humana ( caráter psíquico, fisiológico ). A questão da psicóide expressa a conexão desconhecida e superficial entre o soma e a psique. Desde então a psicologia analítica nos traz abrangentes reflexões à cerca da relação psique e soma, da construção da identidade e personalidade do sujeito, considerando assim, todos os preceitos apresentados por Jung como por exemplo a totalidade e a questão transcendente.
Tanto Freud quanto Jung mudaram a compreensão a respeito da mente humana _ Freud através da Psicanálise, que ele mesmo disse ser a cura através do amor; e Jung como seu discípulo, no início da sua prática , e mais tarde com a criação das suas teorias, do seu trabalho e pesquisas que deram origem a Psicologia analítica.
A visão distorcida ou até mesmo relegada a segundo plano da psique, despertou nesses dois estudiosos e pesquisadores o desejo de ir além. Foi assim que se afastaram de métodos convencionais, nos quais havia uma dissociação entre corpo e mente, e trouxeram uma gama de conhecimentos, que mudou a maneira de ver e compreender o sofrimento humano, bem como o próprio indivíduo e sua relação com a natureza, com o objeto, com o outro e consigo mesmo.
A Psicologia analítica, afirma que o conceito de psique abrange todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto conscientes como
A Psicologia analítica, afirma que o conceito de psique abrange todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto conscientes como
inconscientes.
E acrescenta ainda que a psique é composta por vários sistemas e níveis interatuantes. Um desses níveis é a consciência; a parte em que estão os conteúdos acessíveis, que são conhecidos.
Fala sobre as quatro funções básicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição, que orientam a consciência.
Traz ainda os conceitos de
atitude introvertida ou extrovertida; a ideia dos opostos; os complexos; o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo.
Para Jung (1948), a psique e a matéria estão encerradas em um
só e mesmo mundo e, além disso, se acham permanentemente
em contato entre si e, em última análise, se assentam em
fatores transcendentes e irrepresentáveis, a matéria e a psique,
que sejam dois aspectos diferentes de uma só e mesma coisa.
(DAMIÃO; MELLO, 2002, p.182).
Estrutura da Psique
A Psique é composta por vários sistemas, níveis interatuantes. A consciência, um dos níveis, é a única parte que se conhece por sua expressão direita. A consciência é orientada por quatro funções básicas: pensamento, sentimento, sensação é intuição, junto a atitude introvertida ou extrovertida, conceitos relacionados ao movimento da energia psiquica que possibilita o modo de orientação psicológica.
Será a combinação de proporções na utilização das funções que fará com que a personalidade básica se diferencie de uma pessoa para outra.
Para Jung o ego é o organizador da esfera consciente da Psique e é o responsável pelo sentimento de identidade, continuidade e cde coerência.
O self arquétipo central que contempla a ordem, a organização e a unificação, assim co o caos, o informe e o virtual - constituí com o ego o eixo ego- self, por onde paticipa da função transcendente. Este significa via de regra, a possibilidade de unir os conteúdos inconscientes e conscientes. O self é referido a totalidade da Psique.
O inconsciente pessoal é a instância psiquica para onde são enviadas as experiências não cambiveis ao ego.
Jung parece trazer a ideia de um corpo-psique através da compreensão de que os processos considerados vitais, os fisiológicos e os psíquicos fazem parte de uma mesma configuração em suas complexidades operacionais. Assim, elucidando o conceito de complexo é importante ressaltar que esse possui energia própria e pode atuar no controle o conduta, sentimentos, pensamentos do sujeito. Na medida em que os complexos agem inconscientemente, o sujeito tende a ser 'levado por eles'.
Jung une a teoria dos complexos com a teoria dos arquétipos e do inconsciente coletivo. Assim, os complexos são sempre vinculados aos arquétipos. Os complexos possuem conexões com os arquétipos criando uma ponte entre as vivências individuais e grandes experiências da humanidade. É a relação entre o inconsciente pessoal e inconsciente coletivo. Ele concebe o inconsciente coletivo como um nível mais profundo do inconsciente.
Um dos objetivos do tratamento analítico é auxiliar o sujeito a lidar com os seus complexos e propiciar condições para que possa elaborar a autoconsciência e o desenvolvimento de suas potencialidades no intuito de realizar a individuação ao longo de sua vida.
A concepção de psique é a ideia principal de Jung, ela é essencialmente simbólica, reúne todos os aspectos da personalidade, os sentimentos, pensamentos e comportamentos, tanto conscientes como inconscientes; sua função consiste em harmonizar e regular internamente o indivíduo, orientando-o para o convívio social, além do que ela tem uma função teleológica, ou seja, ela sempre possui um objetivo e direciona o indivíduo para a realização de um propósito relacionado à essência de cada um. Ela esta dividida em duas instâncias: consciente e inconsciente, dentro do consciente fica o ego e os conteúdos psíquicos percepções conscientes, recordações, pensamentos e sentimentos que são reconhecidos.
O ego está relacionado à vontade é a percepção geral do próprio corpo e da própria existência. O inconsciente este dividido em dois: o pessoal onde contém memórias perdidas, ideias dolorosas reprimidas, percepções que não são suficientemente fortes a ponto de atingir a consciência e conteúdos que ainda não estão maduros para a consciência. E o coletivo que é uma camada mais profunda contém elementos herdados, ou seja, os instintos e os arquétipos. Eles são uma forma de pensamento universal (ideia) aliada a fortes emoções. São as tendências estruturais invisíveis dos símbolos.
Os arquétipos criam imagens ou visões que correspondem a alguns aspectos da situação consciente. Jung deduz que as "imagens primordiais", outro nome para arquétipos, se originam de uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações. Os principais arquétipos são:
Persona: esta relacionada aos diversos papeis que o ser humano desempenha.
Sombra: São conteúdos reprimidos e esta relacionada a tudo de sombrio que existe no ser humano.
Anima/ Animus: esta relacionada ao sexo oposto, a parte feminina que existe em cada home e vice-versa.
Self: é o conceito de si mesmo, esse é o arquétipo central da ordem, da totalidade do homem. É o centro regulador da psique.
Grande mãe: após superar o animus a mulher pode a vim desenvolver o arquétipo da grande mãe onde o indivíduo passa a se endeusar e acredita que é influente cheia de algo oculto e fascinante.
Velho sábio: os mesmo que ocorre na grande mãe acontece aqui o homem após superar o anima passa a acreditar que e um ser superior, possuidor da máxima experiência.
Esses arquétipos podem ser representados em sonhos. Ainda dentro do estudo da psique podemos ver a importância que Jung dava a simbologia, ao mostrar que o pensamento simbólico é uma dádiva que rodeia toda a vida humana, desde a antiguidade, o modo como o homem compreende a si mesmo e ao mundo,. Dentro desse contexto, é inegável toda a relevância dada ao símbolo, enquanto fruto da psique, e cuja fonte principal é o próprio sonho. Os sonhos são manifestações do inconsciente e conectam os processos inconscientes à consciência por meio de símbolos, a forma como o inconsciente se revela, trazendo informações para a consciência. Os sonhos têm duas funções principais a compensatória e a prospectiva.